Da Profissão – Corretor com C maiúsculo

Boas!!!





Um dia você acorda e tem na agenda:

  • 20, 30 ligações para fazer;

  • 5 clientes para visitar;

  • 8 propostas de vendas na mesa do café – que significa que 34 pessoas dependem de você para mudar de casa e muitas vezes – de vida (isso mesmo – não tem hora – e começa cedo);

  • 8 captações;

  • 9 laudos atrasados;

  • e ouvir uma reunião de 2 horas na posse do seu quinto gerente desse mês.

Além disso – o de sempre, normal (se der) – levar filho na escola, um curso, um cardio, um chopp (porque ninguém é de ferro), responder 30 e-mails, atualizar o Facebook, Instagram, SMS e o principal – fazer dinheiro. Ou seja, vender! Posso ser redundante, com a sua licença?! Grato. Ou seja – ESCRITURAR ! E hoje tem uma ESCRITURA marcada!!!! Yes!!!!!!!!

Nessa hora (bem cedo ainda), existem alguns pontos que vale a pena considerar: Dress code, porque o dia de ESCRITURA pede uma roupinha de domingo. Mas, não acaba por aqui… ESCRITURA não pode atrasar. E não raro, sempre (Deus sabe lá o porque!?) em dia de ESCRITURA pelo menos você vai viver 3 imprevistos e um desses 3 tem uma grande chance de ser no mínimo o vendedor, ou o comprador – adiantando ou atrasando “apenas duas horinhas” o horário da lavratura da Bendita. Nessa hora, normalmente, essa notícia vai chegar até você e te encontrar no meio de uma visita, no trânsito, no cabeleireiro (corretora) fazendo as unhas – e só atendeu porque era o(s) cliente(s) da ESCRITURA de hoje, ou no escritório com o seu gerente explicando para ele, pela sexta vez, que pegará o cheque da comissão hoje:

Gerente:Veja bem meu amigo(a) TEM QUE SAIR HOJE. ISSO É SÉRIO QUERIDO(A)! Corretor: – Vai sair… (pausa para respirarmos)

Não é mais ou menos assim?! Estou certo até aqui?! E sabemos que o bom mesmo – ainda não começou. (mais um fôlego e vamos… Fico tenso só de lembrar!)

Mas, vamos em frente que o dia ainda não acabou e o principal – a ESCRITURA ainda vai Acontecer SIMMM. PORQUE ESCRITURA NÃO SE FAZ, ESCRITURA ACONTECE. SIMPLES, É UM (O) ACONTECIMENTO, que exige toda uma engenharia até minutos antes. Isso, não obstante, por conta da sugestão da mudança da hora da ESCRITURA sugerida por uma das partes, o seu gerente já tenha dito 3 vezes – duas pelo tel e uma na sua presença:

Gerente: – Sei não… Criando confusão no dia da escritura… Hummmm só faltava essa… Cancelar tudo na porta da igreja! Aconteceu isso com uma sobrinha minha que mora em Uberaba. Tem ficha de visita assinada, hein bonitão? Faz assim… Liga pra ela ou para ele e diz o seguinte: “- Minha querida(o) , está tudo marcado… E horário uma vez marcado – TEM QUE SER RESPEITADO!”

Nessa hora você apela para aquela velha máxima: Corretor: – Almeida, eu já ouvi isso em algum lugar… Acho que foi você mesmo que disse: O Cli-en-te-tem-sem-pre-ra-zão!!!!!! Calma Almeida, eu já controlei tudo. Vai dar tudo certo. Pensamento positivo.

Ele bate 3 vezes na mesa, isolando a própria praga… Olha bem dentro dos seus olhos e diz : Gerente: – Vai com Deus porque se der errado… Nossa meta… Da nossa equipe… DEPENDE DESSA VENDA.

E, impressionante, mas nessa hora sempre acontece de: sua mãe, irmão, irmã, pai, namorada, amigo, vizinho… Enfim, alguém te ligar e dizer assim : (Parece que ele(a) tem um espião lá dentro da imobiliaria).

– Fulano(a) não esquece aquela grana heim… da… Viagem, da prestação da Bike, da geladeira, do aluguel, do condomínio, da luz, do gás, da escola das crianças…

Então, nesse segundo, nota-se que a sua camisa está como a sua testa – um pouco molhada.

Bem (mais ou menos neh! rsrs), você conseguiu acertar a mudança de horário e alinhar a agenda de todos – vendedores, compradores, advogados, escrevente, Obama, Dilma e etc. Também optou por cancelar (meio inseguro) pelo celular aquela visita que estava com uma cara boa mas, era daquele cliente que só irá comprar se o consultor do Feng Shui aprovar. Agora é mais importante chegar no cartório e fazer o Gol. Well, veja bem… Nesse momento… Falta pouco… Você está no carro indo para AQUELA ESCRITURA LINDA. O celular toca… E???? É o seu cliente da MESMA ESCRITURA ligando para dizer que resolveu passar na casa da sogra para dar um beijo pelo dia das mães (antecipado). E você comenta com ele:

– Bacana, isso que é genro! Mas, olha, daqui a 30 minutos não esquece… Dez pessoas estarão aguardando você para um momento muito importante para sua sogra, a filha dela, os netos dela e para você.

Dar toda importância a sogra nessa hora é fundamental. Não esqueça de perguntar se você vai ter o prazer de conhecê-la no cartório.

Finalmente, estamos perto do Gran Finale – chegamos no cartório. Normalmente, o cartório escolhido fica no centro da cidade onde nunca tem vaga por perto. E você estaciona o carro à 6 quadras do local e sai pela rua Rezando, andando depressa e, bem provável, tropeçando.

A oração do corretor na porta do cartório… – Meu Deus… Me ajude para que pelo menos nas próximas 2 horas (passa lentamente mas…) tudo dê certo!!! Meu Deus, estou pedindo pouco… Só peço para que não haja nenhuma mudança por duas…. Horinhas! Ops 1h e 45minutos… Meu Deus – Na boa!!! Vai dar tudo certo!!!!!!!!!!

Bem… Nasceu!!! ACONTECEU A ESCRITURA (porque ESCRITURA é um Acontecimento!) e correu tudo bem. Ufaaaaa tudo normal – o escrevente se atrasou 10 minutos (porque estava em outra escritura e você logo pensa que pode ser que ele tenha lavrado a venda daquela sua melhor opção dentro da imobiliária) – um dos advogados atrasou 5 minutos e os clientes – cliente nunca atrasa. Enfim, assinaram. Graças a Deus! Agora é sério, não se esqueça de agradecer a Ele que lhe ajudou.

E mais, ainda melhor – é hora de pensar em você também , no seu bolso – partir para pegar os cheques das comissões… Até do portador da imobiliária… Porque é assim hj em dia, neh!? Você é obrigado a levar 12 cheques… Um para o gerente, um para o coordenador de produto, um para o diretor, um para o opcionista, outro para a firma, outro para o fotógrafo do site, um para o jurídico, um para o cabeça da rede social e o maluco do mkt… Ainda não acabou e o cliente pergunta, comentando que vai acabar o talão: – Chega ou tem mais cheque!? Pra quem agora!? E você responde meio tímido: – Doutor, desculpe eu não sei direito mas, é para um tal de Alfredo que parece que começou hoje na secretaria de vendas… Gente boa. E ainda meio sem jeito, você toma coragem e uníssono emenda: – Não esquece aqui do seu amigoooo! Mas… Ok! Mais uma pra dentro! Agora é só somar os 12 cheques e saber se a conta fecha ou se vão descontar do(a) amigo(a) a diferença. Fechado!

E você respira… Após toda essa tensão e via crucis, você volta para o carro – dessa vez lentamente – entra, liga o ar condicionado, o som e quando imagina que vai pela primeira vez no dia de hoje ter 5 minutos de paz… No meio do caminho, o seu gerente te liga e pergunta: – Então, garoto bom… Eu sabia! Você tem futuro… Mas é pra hj!? Ta onde!? Ta chegando!? E você responde, rindo por dentro: – Calma, essa foi a primeira de um novo tempo que está começando… Estou sentindo que vai ficar bonito! Esse mês você vai ser o melhor gerente da empresa e vai dar aquela entrada na operadora de viagens. Dessa vez São Lourenço não perde por esperar… Agora vaiiiii!!!!! Bjos patrão… Espera que mais um minuto estarei chegando. Prepara a jaula que o leão é grande rsrs. E ele, do outro lado: – Ok (e bate o tel na sua cara)!!!!! Parece piada?! Já cansei de assistir isso muito de perto e viver, de certa forma algumas (milhares) de histórias parecidas com essa. Verdade verdadeira!!! E muitos da classe já sofreram e depois, no fim do dia, riram e agradeceram pelo fato de tudo ter corrido bem. Isso mesmo! Pode parecer brincadeira e/ou amadorismo (não deixa de ser), pode aparentar também ser tragicômica (e também não deixa de ser) mas acima de tudo – é real. Em muitas das milhares de corretoras de imóveis espalhadas pelo país ainda se repete a cada dia, graças a Deus, histórias felizes e recheadas de tensões desnecessárias como essa. Pessoal… Vocês acabaram de ler sobre o que é um McDiaFeliz na vida desse profissional que não tem seguro desemprego, salário certo no final do mês, seguro saúde, férias, 13 salários, bônus, vale refeição, vale transporte, licença maternidade, hora extra… Ou seja – nada! E trabalha de segunda a segunda com um sorriso no rosto, sempre otimista e querendo acertar, servir e sobreviver honestamente. Na nobre tarefa de auxiliar na realização do maior sonho, de praticamente todos nós, de conquistar seu porto seguro, seu teto, seu lar. E para isso, ele está disponível 24h por dia, 7 dias da semana, durante os 12 meses do ano. Com exceção de 2 dias – o do Natal e do Réveillon, em que ele está de folga mas, com o celular ligado.

Meus colegas… De coração… Vocês são verdadeiros heróis. Eu Amo a nossa profissão e louvo a labuta de cada um de vocês!!! Somos um só!

No próximo post vou passar algumas dicas sobre essa relação de amor e “ódio” com o seu gerente. Ele também merece que tentemos facilitar sua vida.

Bjos e abs! PCX

Posts recentes

Ver tudo